Eventos Políticos

Trinta anos sem Marighella

Semana de Cultura Ernesto Che Guevara

Conflito na Palestina Direita e Esquerda no Brasil atual Ciclo de Estudos da Sociedade Ocidental AI-5 - Lembrar é Preciso! Palestra:Brasil, liderança emergente ou novo país imperialista?

 

 

 
  • 30 Anos Sem Marighella - Sua Vida, Sua Luta - novembro de 1999.
     
  • Evento realizado em 4 de dezembro de 1999, no Instituto de Educação Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, constando de Exposição de fotos, poesias, músicas, palestras e debates sobre a vida de Carlos Marighella, morto em São Paulo, em 4 de novembro de 1969,  numa emboscada montada pelas forças da repressão. 
    As palestras ficaram a cargo do Professor Edson Teixeira da Silva Júnior, da Universidade Severino Sombra - Vassouras - RJ, mestre em História Social, da Sra. Maria Teresa Marighella, irmã do Carlos Marighella, e do ex- militante do PCB  Luis Gonzaga de Macedo, que militou durante alguns anos sob o comando do líder revolucionário. 
    O evento teve a participação de professores, lideranças partidarias e comunitárias e estudantes, expressando, na prática, mais uma ação do Martí Popular que busca contribuir para com a preservação da memória de nossos verdadeiros heróis. 

 

  • Semana de Cultura Ernesto Che Guevara

Realizado por una parceria entre el "Martí Popular y el CA (Centro Académico) de Ciencias Sociales de la UFRJ, de 22 a 25 de setembro 1997; constando de palestras y debates que enfatizaron la influencia del piensamento del Che en Nuestra América. 

  • 11 de Setembro, atentado ou golpe?

Palestra, seguida de debate, protagonizada pelos professores Valter Duarte Filho e Luiz Nolasco Velasco.

Neste evento, buscou-se analisar o fato levando em consideração as circunstâncias políticas que definiram a eleição do senhor BUSH, sua legitimidade frente ao povo norte-americano e ao mundo. Ainda foi abordada a história conturbada da entrada do Estados Unidos na guerra contra a Espanha no final do século XIX (o afundamento do encouraçado MAYNE, que lhe rendeu, sem muito esforço, as Filipinas, Porto Rico, e o domínio sobe Cuba até a Revolução de 1959. Também foram lembradas as causas do afundamento do transatlântico LUSITANIA, por parte dos alemães, por conta do "vazamento" proposital da informação de que, nos porões de tal navio, eram conduzidas armas para a Europa.

Lamentou-se a morte de milhares de pessoas e levantou-se a possibilidade de tal atentado ter sido também um golpe.

  • Conflito na Palestina

    O mundo assiste imagens aterrorizantes de crianças e jovens sendo massacrados nas ruas, em suas casas, onde que que estejam, pelo exército israelenses.

    Quais as origens desse conflito?

    Quando e como poderá ter fim? Veja algumas respostas aqui

Estas e outras perguntas, foram feitas nesse encontro. As repostas, não foram conclusivas, mas foi concenso que naquela região do mundo está havendo um extermínio de um povo e que é covardia calar-se frente a isso.

  • Direita e Esquerda no Brasil atual - um debate necessário

 

Debate promovido pelo Martí Popular, onde foram questionados os princípios que levaram à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência do País e a composição de forças dentro do governo.

Para este Ciclo de debates foram convidados: Valter Duarte Filho,Professor da UFRJ e da UERJ, e Eduardo Serra, membro da Direção Nacional do PCB, um dos partidos que compuseram a aliança para a primeira eleição de Lula.

  • Ciclo de Estudos da Sociedade Ocidental - das origens a atualidade

Encontros promovidos pelo Martí Popular destinados a estudantes, professores e interessados no estudo de história.

Há quarenta anos a Ditadura militar levava o regime ao mais profundo autoritarismo

 

 

Topo 

Voltar a Eventos

Voltar à Galeria de honra