HISTÓRIA E CULTURA

Nova Iguaçu, História e Cultura no Contexto Latino-americano

Foto

Evento realizado em outubro de 1995 com a participação do vice-cônsul de Cuba no Rio de Janeiro, da Profa. Philomena Gebran - UFRJ/UERJ, o Prof. Nicélio Toneli, representando a Profa. Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos - Chefe do Programa de América Latina e Caribe da UERJ, o prof. Ney Alberto, e o prof. José Nunes, estudiosos da história de Nova Iguaçu, além de vários poetas e artistas que atuam na região, como : Moduan Matos e o saudoso ator, poeta, cantor e compositor Silvio Monteiro. Tivemos ainda a participação de mais de cem pessoas dos mais variados níveis sociais e políticos. 
 

Lançamento do livro Anos 90, Poetas na Baixada

Coletânea organizada pelo poeta e escritor Moduan Matos, participante do Grupo Desmayo Públiko e colaborador eventual com o "Martí Popular". 

 

Nova Iguaçu Curte uma Noite Latina

Evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos - Delegacia Sindical de Nova Iguaçu- em outubro de 96, fez parte das atividades promovidas diretamente pelo "Martí Popular" com o objetivo de contribuir para com a viagem a Cuba dos companheiros que participariam do Congresso de Pedagogia que realizar-se-ia em fevereiro do ano seguinte. 

Quem lembra de João Cândido?
 
"1910, a Marinha de Guerra Brasileira, uma das maiores forças navais do mundo, tratava seus marinheiros literalmente como escravos". Mas um fato inédito colocaria o Governo brasileiro nas mãos dos marinheiros: A Revolta da Chibata".
O Projeto "De Zumbi a João Cândido - A Luta de um Povo" organizado e implementado pelo Centro de Intercâmbio Cultural Marti Popular com o apoio da FASE/SAAP e a participação das escolas pólos desenvolveu-se nestas unidades durante a semana de20 a 24 de novembro de 2000 (Semana da Consciência Negra), convergindo para o dia 25 (culminância), onde foram apresentados vários trabalhos desenvolvidos durante a semana nas escolas. além disso este foi o primeiro evento no qual buscamos uma visão mais ampla para a questão do negro no Brasil, através de amplas análises, localizando os protagonistas principais das ações em um contexto real e concreto. Na culminância do projeto, 25 de novembro, no Instituto de Educação Rangel Pestana, a participação da Dona Zelândia, filha do Almirante Negro, e do Historiador Mário Maestri Filho, que veio do Rio Grande do Sul especialmente para o evento, foram sumamente elucidativas e contribuiram para elevar o nível do debate realizado neste dia.
Às escolas, pesoas ou entidades que contribuiram direta ou indiretamente para a realização do projeto nossos sinceros agradecimentos
Primeira Antologia de Cordéis do Jota Rodrigues
Projeto autônomo desenvolvido pelo Martí Popular, reuniu 12, entre as mais de 400 obras deste fantástico cordelista que, vindo do nordeste, fixou residência na baixada fluminense.
O livro que leva o nome o nome do projeto tem 164 páginas e é prefaciado pela professora Deuzimar Coutinho.
Para detalhes do lançamento clique aqui.
Martí Popular lança Livro de Lírian Tabosa no SESC de Nova Iguaçu

Mais projeto independente levado a cabo pelos companheiros do Martí Popular.Umas e Outras - poemas de Lírian Tabosa tem 76 páginas e ... veja mais e leia a apresentação; veja aqui as fotos do lançamento.

 

Topo

Voltar a Eventos