Eventos de Educação

 

 

Educação: E Cuba, como vai?

Evento realizado em março de 95, no "Castelo de Pedra", aproveitando o retorno de um grupo de pedagogos que participou do Pedagogia’95, que resultou inédito e de grande sucesso em Nova Iguaçu, motivando a maturação da idéia do Centro de Intercâmbio Cultural. Deste evento participaram cerca de cem pessoas de várias localidades e dos vários setores políticos da região e do estado. 
 

Pedagogia’97 – Cuba:

Por ocasião deste evento, o maior congresso de educadores do mundo, a participação de um grupo de companheiros organizados por este Centro e com o apoio de nossos companheirs em Havana resultou numa rica troca de experiências com educadores de toda a América. 
 

Pedagogia’97 – Trocando Experiências – Nova Iguaçu:

Quando do retorno de nossos companheiros, realizamos em Nova Iguaçu o referido evento no Instituto de Educação Rangel Pestana, coma participação de mais de 100 educadores, o que possibilitou a socialização das experiências vivenciadas por aqueles companheiros com as pessoas que não haviam tido oportunidade de participar do evento em Cuba. 

Congresso de Pedagogia em Cuba – 99:

Iniciamos, ainda no segundo semestre de 1998, as articulações que visavam a organizar um grupo de educadores e afins para participar do Pedagogia’99, em Havana, de 1 a 5 de fevereiro, lançando a idéia de reprodução de um encontro similar em Nova Iguaçu quando do retorno dos companheiros.  Aquele evento, denominado Pedagogia ’99, Encuentro de Educadores latinoamericanos, contou com a participação de uma delegação do Rio de Janeiro de cerca de 20 membros, majoritariamente de Nova Iguaçu, mobilizada especificamente pelo Centro de Intercâmbio Cultural Martí Popular.

Foto 
 

Pedagogia’99- Repensando a Nossa História:

(fotos)

Em 29 de Maio de 1999, conforme o planejado, realizamos em nova Nova Iguaçu o referido evento, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, e do Cônsul Geral de Cuba para Assuntos Educacionais, o Sr. Guillermo Días Rodríguez. 

Pré-Congresso de Pedagogia - Educar pra que?

(fotos)

Um dos eventos de maior significado dentre vários que já realizamos. se por um lado a discussão sobre a realidade na qual o professor da Baixada atua foi um dos pontos temáticos mais destacados, por outro, a proposta de transformar os resultados desse Pré- Congresso em um trabalho a ser apresentado no Congresso de Pedagogia realizado em Cuba, em fevereiro de 2001 representou um avanço, não apenas porque o trabalho foi resultado de uma discussão coletiva, mas porque entre os milhares de trabalhos apresentados, este foi um dos raros que levaram como autores um coletivo. Intitulado "Educar pra que? - Uma reflexão sobre a prática pedagógica em escolas públicas da baixada", e levando o nome das quase cem pessoas que participaram dos debates, o trabalho foi inscrito, aceito e apresentado em Cuba. Se você participou do evento pode solicitar sua cópia à Coordenação. As discussões continuam até o encontro de maio.

Pedagogia 2001 - Educar pra Quê? - 26 de maio de 2001, em Nova Iguaçu.

Projeto desenvolvido na íntegra, com a participação de mais de 500 delegados, representando mais um esforço popular de discutir e mudar a educação em nossa região e no país. (veja fotos e resumo do evento).

5ª Conferência de Educação: Refletindo sobre a Formação de Professores no século XXI

Topo

Voltar